top of page
BREVE HISTORIA 

 

Em meados do século XIX, no local onde hoje se situa a atual Igreja Santa Cruz, foi colocada uma cruz, quando mataram Inácio Pinto, morador da região. Um ranchinho de sapé foi feito para dar abrigo a cruz.

 

Certo dia a esposa de um fazendeiro na localidade, Sr. José Costa, que estava grávida, foi à cidade e na volta sentiu-se mal, preste a dar a luz e estando só, abrigou-se na capelinha de sapé e pediu a Santa Cruz a proteção. Mesmo sozinha deu a luz e tudo correu bem...

 

Terminada a dieta, ela foi ao cartório e passou boa parte de terras para Santa Cruz e construiu uma capela de telha.

 

Com o passar do tempo, esta pequena capela que ficou sem manutenção e em 1895 o Delegado de Polícia de Taubaté Sr. Manuel Alves levantou uma nova capela com donativos angariados. 

Com seu falecimento ficou sendo zelador o Sr. Antônio Pereira, seu sucessor foi o Sr. Eugênio Moreira e Sra., passados 10 anos veio capuchinho Frei Vicente que permaneceu como capelão e benfeitor.

Por ocasião do 50° aniversário, a capela foi restaurada pelo Dr. Félix Guisarad e Família, tendo como capelão o Padre Oswaldo Chester.

 

 

 

Em agosto de 1949, a comunidade se reuniu e elaborou um abaixo assinado endereçado ao bispo diocesano, D. Francisco Borja do Amaral, solicitando a criação de uma paróquia no bairro da Estiva. Contando com o apoio das comunidades vizinhas à Estiva, este documento foi apresentado ao bispo contendo 650 assinaturas, 490 de moradores da Estiva, e 160 das comunidades próximas, no dia 25 de dezembro de 1966, D. Francisco Borja do Amaral, bispo diocesano de Taubaté, criou a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. E em 12/02/1967, e a Igreja Santa Cruz foi transformada em Matriz, tomando posse o Pároco Padre Benedito Gil Claro.

 

A Igreja Santa Cruz permaneceu como Matriz por muito tempo. Hoje, a comunidade abriga e realiza trabalhos na área social no seu salão comunitário José Geraldo Alarcão, que leva esse nome pela dedicação e amor que Sr. Geraldo Alarcão tinha pela comunidade. A Igreja mais antiga da paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, está passando por mais uma reforma para melhor atender o seu povo que participam das missas todos os sábados às 18h00 e comungam da vida pastoral da comunidade Santa Cruz.

bottom of page